sábado, 21 de dezembro de 2013

Cartões postais são artigos de luxo

É fim de ano e época de festas, comemorações e amigo secreto... Sim, entrei na brincadeira proposta por integrantes da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV), da qual faço parte também, e que foi intitulada de “Viajante Secreto”. O presente é simples, porém, bem criativo: cartão postal da cidade em que nasceu ou mora atualmente. Sinceramente, achei a ideia genial...
Porém, meu problema começou quando saí para procurar o tal cartão postal de Tubarão. Rodei a cidade inteira, passei por livrarias, sebos, bancas de jornais e revistas, papelarias, floriculturas e... Nada! Nenhum lugar na cidade vende o tal cartão postal. Nem mesmo (pasmem!) nos Correios.
Quem me salvou foi minha amiga Amanda Menger, que trabalha no setor de comunicação da prefeitura de Tubarão, e tinha três postais na gaveta. Ela me cedeu um e disse que eu poderia encontrar mais no Centro Municipal de Cultura - Museu Willy Zumblick.
Para tirar minha dúvida (se realmente teria no museu), fui até lá e perguntei. Sim, havia uma caixa com cartões postais a serem distribuídos. Inclusive, alguns me foram doados para posteriormente eu divulgar a cidade ao mandar para amigos...
Ao mesmo tempo em que a tecnologia traz coisas boas e aproxima as pessoas, outras vão se perdendo. Era comum, antigamente (e nem faz tanto tempo assim...), os turistas comprarem cartões postais para guardar de recordação ou mesmo para mandar para parentes e amigos. Hoje, muita gente nem ao menos sabe o que é cartão postal ou a forma de preenchê-lo. Uma pena, pois o cartão postal é uma maneira interessante de divulgar um destino... E, em algumas cidades, já virou artigo de luxo!

Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. Ahahaha, minha memória não falha (às vezes me trai, é verdade), mas tinha certeza de ter visto postais de Tubarão no CMC....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...