segunda-feira, 27 de julho de 2015

Linha Turismo Curitiba

Uma das formas mais práticas de se conhecer uma cidade em que se vai pela primeira vez, ou para quem quer uma outra perspectiva sobre um lugar já conhecido, é fazer os passeios das chamadas Linhas Turismo. Geralmente estes passeios são feitos com ônibus do tipo hop on hop off, ou seja, é pago um ticket que permite várias subidas e descidas.


No caso de Curitiba é permitida uma subida e cinco reembarques. O legal é que ele não tem prazo de validade, ou seja, é possível utilizar por vários dias.
Eu já tinha ido a capital paranaense a trabalho em 2014 e fiz uma visita rapidinha aos pontos turísticos como o Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemayer e a Feira do Lago da Ordem. Desta vez, julho de 2015, voltei para fazer um concurso público e resolvi ir um dia antes exatamente para passear pela cidade. A companhia agora foi da minha mãe, já que o meu comparsa de viagem, meu irmão Estéfano, está exilado na França (coisa ruim, #sqn), fazendo intercâmbio.


O ponto inicial da Linha Turismo é a praça da Catedral, bem no Centro, mas é possível fazer os embarques em outros pontos. Optamos por pegá-lo em frente ao Shopping Center Estação, porque era o mais próximo do hotel onde ficamos, o Savoy (logo entra resenha sobre ele. Está na categoria BBB!).
Museu Ferroviário
O passeio completo leva de 2h40 a 3h de duração e o primeiro horário é 9h. Optamos por fazer o trajeto completo, passando por todos os pontos turísticos e depois começamos a fazer as paradas.

Paço da Liberdade
Passeio Público
Bosque do Papa
Parque Tingui
Memorial Ucraniano 
Itinerário:  Praça Tiradentes, Rua das Flores, Rua 24 Horas, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Rodoferroviária / Mercado Municipal, Teatro Guaíra - Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Memorial Árabe / Passeio Público, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer,Bosque do Papa / Memorial Polonês, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE), Parque São Lourenço, Ópera de Arame / Pedreira Paulo Leminski, Parque Tanguá, Parque Tingui, Memorial Ucraniano, Portal Italiano, Santa Felicidade, Parque Barigui, Torre Panorâmica e Setor Histórico, Marco zero da cidade que abriga a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Setor histórico
Rua das Flores
Torre Panorâmica
Teatro Paiol

Um dos destaques no itinerário é o bairro Santa Felicidade, local privilegiado para a gastronomia típica dos imigrantes e que conta com lojas de arte, artesanato e decoração fascinantes.



Nossa primeira parada foi por volta das 12h40, no Jardim Botânico. Fizemos um lanche e fomos explorar o lugar.



Na outra vez, não tinha visto que tinha um pequeno museu sobre a diversidade da flora e uma feirinha de artesanato. Vale a visita. Lá comprei uma head band de florzinhas lilases, bem fofa.



Do Jardim Botânico pegamos o ônibus novamente e seguimos para o Museu Oscar Niemayer. O legal de visitar o Museu do Olho, como é conhecido, é que sempre há alguma novidade. O museu em si tem um acervo pequeno de arte moderna e paranaense, se destacando mais por receber mostras temporárias de arte contemporânea. A arquitetura do lugar sempre vale a visita.




Depois de percorrer os corredores do museu, uma parada no café para dar uma esquentada. Afinal, visitar Curitiba no inverno é uma boa pedida, mas é preciso estar bem agasalhado e esta é uma boa desculpa para se deliciar com os mais variados tipos de cafés. Logo após, finalizamos o passeio até a região da catedral, já no fim da tarde.

Serviço: O ingresso custa R$ 35 e é comprado no embarque. É dado um bilhete com os tickets destacáveis para cada reembarque. O primeiro horário é 9h, na praça Tiradentes, onde está a Catedral. O último horário é 17h30. Não funciona nas segundas-feiras. Outras informações estão disponíveis neste link.

Fotos: Destino Mundo Afora


Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...